Alguém me explica Salve Jorge?

Sou noveleira assumida, gosto de ler resumo, fofoca e o que tiver sobre a dita cuja, mas ultimamente não estou conseguindo acompanhar nada. O interesse foi lá para as cucuias. Aqui me refiro as novelas da Globo, porque Record nem pensar e Carrossel me basta o original.
Lado a Lado é um caso a parte, acho a novela, linda, inclusive vou falar dela em um próximo post.

Mas Salve Jorge me incomoda num grau, que me faltam palavras para me expressar corretamente. Tenho o maior respeito por Gloria Perez, minha primeira lembrança novelística foi Explode Coração, de 1995, com os ciganos e as crianças desaparecidas. Lá no início dos anos 2000 eu amava O Clone, a parte dos Marrocos, do muito ouro e Inshalá. Mas eu gostava porque era diferente. Agora a Turquia de Salve Jorge não é mais diferente, é um grande mais do mesmo. E isso cansa qualquer um. A trama que mais empolga é a do tráfico de mulheres, mas confesso que acho meio pesado, e não tem nada que possa fazer um contraponto. Falta carisma nos personagens, falta leveza e bom humor na trama.

Talvez o grande problema de Salve Jorge seja a novela antecessora, Avenida Brasil, que tinha um ritmo frenético de seriado e personagens mais caristmáticos. É normal esse período “de luto” para o público se acostumar, mas dessa vez está demorando muito. Lívia e Wanda que me perdoem, mas Carminha dá de mil em vocês, e esse núcleo do Alemão faz a gente morrer de saudades do Divino. E simplesmente não aguento ver Nicette Bruno fazendo a velha louca que só fala com o seu cachorro! Stenio Garcia nunca vi na novela, só sei que ele faz porque o seu nome tá lá na abertura. A gente cansa de ler que está cada vez mais difícil a escalação dos atores nas novelas e vemos Glória desperdiçar vários nomes em núcleos pequenos.

O casal principal não tem química, o que não é novidade para Glória já que em Caminho das Índias e América os casais “principais” não terminaram juntos. Théo é o maior bobão da história e Morena não tem carisma nenhum.

A audiênica da novela não é ruim, mas também não decolou, e isso é reflexo da nossa impaciência ao assistir a novela. Não dá, não aguento mais. Sinto saudades de Carminha e cia. Que venha logo a próxima novela das 21h “Em nome do Pai”, a primeira de Walvyr Carrasco para o horário. Momento desabafo e até amanhã.

Leave a Reply

